Instituto SuperAÇÃO

O Instituto SuperAÇÃO acredita na participação cidadã como instrumento para uma gestão socioambiental democrática.

Publicado: 27/03/2015


clique para ampliar

A equipe do Instituto SuperAÇÃO acredita na importância da participação cidadã para a construção de um mundo melhor. Por isso, participamos ativamente de vários colegiados regionais e locais.

 

Desde 2012, comparecemos às reuniões do Conselho Consultivo da APA Serra da Mantiqueira (CONAPAM) e do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Verde (CBH-Verde). Em 2013, nossa participação assídua e comprometida, nos levou a integrar esses colegiados como membros.

 

No CONAPAM participamos de diversos grupos de trabalho, contribuindo com a construção do Plano de Manejo da APA, a revisão do Regimento Interno e o debate sobre como resíduos sólidos e montanhas. Fomos indicados pelo CONAPAM, para representamos as organizações civis no Conselho do Mosaico Mantiqueira.

 

No CBH-Verde, integramos a Comissão de Projetos e a Comissão de revisão do Regimento Interno.

 

Fazemos parte também do Conselho do Parque Estadual da Serra do Papagaio.

 

Em nossa cidade, compomos o Conselho Municipal de Preservação e Defesa Civil - COMPDEC e o Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente - CODEMA. No CODEMA, somos responsáveis pela função de Secretaria Executiva, desde 2013, com objetivo de fortalecer esse importante espaço de participação social local.

 

Caso tenha interesse em conhecer melhor os espaços locais e regionais de participação social na gestão socioambiental, entre em contato conosco.