Instituto SuperAÇÃO

Projeto Horta na Escola Municipal Infantil Várzea do Rio Verde em Itanhandu.

Publicado: 25/03/2018


clique para ampliar

O Projeto Horta na Escola é uma parceria entre o Instituto SuperAÇÃO e a Escola Municipal Infantil Várzea do Rio Verde, implatado no ano de 2017, visando despertar nos alunos o cuidado com a natureza  através do estabelecimento de uma relação direta com o solo e as plantas. Essas práticas melhoram a capacidade emocional, intelectual, motora e social das crianças.

 

"Todos os sentidos são janelas para o mundo, e a criança funciona quanto mais funcionam os sentidos dela" (Vital Didonet). E a horta pode ser um espaço extremamente rico em cores, texturas, sons, odores diversos, estimulando os sentidos. E revelando aos olhos da criança as inúmeras relações que formam a vida.

 

O projeto acontece dois dias da semana, com setenta e cinco alunos da Escola Várzea do Rio Verde, que a abraçou a iniciativa e vem apoiando todo o processo. As crianças realizam atividades na horta com o acompanhamento dos professores, fazendo também desenhos e outros registros que consolidam o aprendizado. Todas as atividade são bem planejadas com uma visão lúdica que tenta fazer o resgate dos valores e a restauração emocional.

 

O trabalho é insiprado na agroecologia, movimento social contemporâneo que tem três dimensões: uma técnica, ou agronômica, onde se aprende o manejo ecológico do solo e da água em cada situação, assim como o cultivo das plantas com produtividade ótima. Igualmente importante é a dimensão socioeconômica e cultural, resgatando os saberes tradicionais e criando segurança alimentar nas comunidades. A capacidade de produzir o seu próprio alimento de maneira saudável, sem químicos tóxicos, ganhou uma função estratégica hoje em dia. A terceira dimensão é sociopolítica, pois se trata de "transição agroecológica", buscando transformar a atual sociedade industrial de crescimento ilimitado em uma sociedade com outros valores, capaz de sustentar a vida.