Instituto SuperAÇÃO

Parceria do Instituto SuperAÇÃO com o Projeto Farmácia Viva de Itanhandu.

Publicado: 11/09/2018


clique para ampliar

Como parte desta parceria, no dia 15 de agosto realizamos no Espaço Verde do Instituto SuperAÇÃO,  uma oficina de produção de mudas.  Nayara Cunha Junqueira, farmacêutica e coordenadora do projeto conversou com os alunos do 5º ano da Escola Municipal  Ana Carlos da Silva e Escola Municipal Dona Nenem Garcia. Explicou sobre a importância das Plantas Medicinais nos cuidados com a  saúde e produziu junto com alunos e professores do Instituto cerca de cinquenta mudas de espécies medicinais.

 

Para que a farmácia funcione e disponibilize os medicamentos  é preciso muita dedicação e boas parcerias. O trabalho começa com a produção de mudas para o cultivo, cuidados com o viveiro, colheita e secagem. Além disso a parceria com universidades traz a segurança das pesquisas na área e ajuda  a formatar um trabalho em rede com os profissionais da saúde. 

 

A Farmácia Viva no SUSé um projeto da Secretaria Municipal de Saúde aprovado pelo Ministério da Saúde. Esse modelo de farmácia vem sendo implementado, com sucesso em algumas cidades de Minas Gerais e oferece à população medicamentos fitoterápicos .  A Farmácia Viva de Itanhandu conta com o apoio da Universidade de Taubaté (UNITAU) como instituição parceira e apoiadores como Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), EMATER e Instituto SuperAÇÃO. As mudas produzidas nesta oficina serão destinadas ao Horto de Plantas Medicinais que está sendo  estruturado na Escola Fazenda do município e servirão de matéria prima para a produção de medicamentos fitoterápicos 
no futuro.