Instituto SuperAÇÃO

Instituto SuperAÇÃO e Escola Municipal Ana Carlos Iniciam Atividades de Educação Inovadora no Espaço Verde

Publicado: 23/05/2017


clique para ampliar

Desde março de 2017, os alunos do 5º ano fundamental da Escola Municipal Ana Carlos da Silva, estão trocando a sala de aula pelo aprendizado no Espaço Verde. No projeto, executado através de uma parceria entre a Escola, a secretaria Municipal de Educação e o Instituto SuperAÇÃO, as crianças passam um dia por semana no Espaço Verde, desenvolvendo atividade lúdica e autônoma. A secretária de Educação, Juliana Scarpa, em visita ao trabalho, arfirmou ''Estou encantada e os alunos também. É uma forma prazeroza de aprender''. A Escola e o Instituto SuperAÇÃO são reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC como referência no Brasil para inovação e criatividade na educação.

 

O Espaço Verde do Instituto SuperAÇÃO conta com jardim, laboratórios, trilhas interpretadas, viveiro, área de reflorestamento, curral, além de salas de estudos em grupo, de artes, e outros espaços externos para o trabalho. Como recomendado no Mapa de Inovação, a metodologia pedagógica ganha novas bases: Personalização, Protagonismo e Projetos. Cada estudante ganha um olhar diferenciado para desenvolvimento de suas aptidões e interesses, de suas potencialidades, através da criação de projetos que trabalham conteúdos curriculares de ciências e geografia a partir da curiosidade das crianças. Destacando que as oficinas práticas são planejadas para desenvolvimento integrado da linguagem, da matemática e do sentido de temporalide histórica.

 

Com fim último buscamos contribuir para desenvolver a motivação, autonomia e reconhecimento s própias aptidões e capacidades dos educandos, bases para criar excelência na educação. O acolhimento emocional é um pilar do nosso trabalho.