Instituto SuperAÇÃO

III Ciclo de Estudos - Competências Socioemocionais

Publicado: 06/06/2018


clique para ampliar

No dia 20 de abril de 2018, o Instituto SuperAÇÃO realizou o 3º encontro do Ciclo de Estudos em Inovação, com a presença de Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare (SP). O Instituto SuperAÇÃO é parceiro do Instituto Inspirare no Projeto "Faz Sentido", que envolve a escuta de toda a rede do fundamental 1 do município de Itanhandu para a cocriação de soluções das demandas encontradas.

 

Anna Penido nos conduziu por um trabalho no qual vivenciamos e discutimos as competências socioemocionais, tendo como ponto de partida uma interiorização para encontrarmos a criança que fomos dentro das escolas, descobrindo medos, anseios, sonhos e como isso se refletiu em nossa vida adulta pessoal e profissional.

 

A partir desse primeiro processo, discutimos as competências socioemocionais que fazem parte da nova Base Nacional Comum Curricular que será obrigatória a partir do ano que vem em todo território nacional. Tais competências fazem parte de uma educação que prepara para o futuro, onde cognição e emoção se completam. Pesquisas revelam que pessoas com competências socioemocionais bem desenvolvidas têm mais facilidade para aprender conteúdos acadêmicos.

 

Hoje sabemos que não basta ser um excelente aluno e tirar notas altas - o aprendiz deve ser criativo, dinâmico, sociável, colaborativo, estar aberto a novas ideias, saber lidar com conflitos e desafios. Assim sedo, o papel da escola não pode se restringir ao desenvolvimento do conteúdo acadêmico, uma vez que há uma série de habilidades socioemocionais que precisam ser desenvolvidas, considerando o ser humano integral.

 

O envolvimento do professor é fundamental na implementação dessa nova política pedagógica, que demanda dele cada vez mais a postura de facilitador de aprendizagem, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico, o conhecimento de suas habilidades, de suas emoções, trabalhando para que, com o desenvolvimento da autonomia, o aluno se torne sujeito de sua aprendizagem. 

 

Agradecemos a participação de todos!