Instituto SuperAÇÃO

Educação Inovadora

Publicado: 22/06/2017


clique para ampliar

Desde de 2014,o Instituto SuperAÇÃO realiza um trabalho de inovação na educação em parceria com a Escola Municipal Ana Carlos da Silva. Começamos trabalhando a agroecologia, a convite da escola, conforme recomendação do MEC para educação do campo, no contexto do programa mais educação.

Vivemos momentos transformadores junto aos educadores participantes e com o coaching de rede  da "Gente em Flor"- com a piscoterapeuta Sandra Celano. O processo culminou com a visita do Prof. José Pacheco na nossa escola, inspirando em todos, ideias inovadoras.

A partir de então o trabalho ganhou uma nova dimensão, passou para dentro de sala de aula, misturando alunos do quarto e do quinto ano do ensino fundamental,e juntando as disciplinas de biologia,geografia e história.

A educação inovadora passou a ser então um instrumento de estudo do instituto. Fomentou o desejo de dar corpo a essa pesquisa  e continuidade ao trabalho junto aos alunos da Escola Ana Carlos, mostrando que é possivel o aprendizado efetivo,afetivo e dinâmico fora dos limites de sala de aula. 

Em 2016 fomos reconhecidos pelo MEC como instituição de referência em inovação e criatividade na educação básica.

Em 2017 firmamos uma parceria com a secretaria de educação do município de Itanhandu e começamos a receber, uma vez por semana, de 8 da manha ás 15:30 hs da tarde , as crianças do 5º ano no sitio do Instituto denominado Espaço Verde. Somos, juntamente com a professora titular, responsáveis pelas disciplinas de Ciências e Geografia.

O Espaço Verde fica localizado no bairro jardim é banhado pelo Rio Verde, dispõe de um viveiro, trilhas demarcadas, salas de estudo,sala de artes, sala de eletrônica , uma área reflorestada e um amplo espaço para trabalhar as atividades desenvolvidas. Temos como norte, valores como amizade,, responsabilidade,, solidariedade,respeito e criatividade. Recebemos as crianças com um acolhimento e finalizamos o nosso dia com uma assembléia, onde eles tem voz ativa e aprendem a tomar as proprias decisãoes. Nesses três meses de trabalho  podemos avaliar o amadurecimento das crianças, que agora ja entendem que o Espaço é uma escola em formação. Damos a eles ferramentas para a construção de conhecimento e cidadania e também aprendemos muito a cada dia.

Estamos envolvidos também com a produção de um ciclo de estudos sobre inovação, com apoio das secretarias de educação de Itanhandu e Itamonte. Em junho acontecerá o primeiro de uma serie de quatro  encontros com diretores e professores da rede publica, o objetivo é formarmos uma rede de discussão sobre inovação a partir das diretrizes do MEC.

O projeto de educação inovadora tornou-se um sonho para toda equipe. Citando o educador, filosofo, escritor e poeta Rubem Alves " E qual seria a tarefa primordial da educação senão levar-nos a aprender a amar,a sonhar, a fazer nossos proprios caminhos, a descobrir novas formas de ver, de ouvir, de sentir, de perceber, a ousar pensar diferente...a sermos cada vez mais nós mesmos, aceitando o desafio do novo?" Acreditando nessa educação possivel, seguimos adiante, abrindo caminhos e impactando a vida de nossas crianças.