Instituto SuperAÇÃO

2º Encontro Ciclo de Estudos em Inovação na Educação

Publicado: 14/12/2017


clique para ampliar

O trabalho de inovação na educação do Instituto SuperAÇÃO, neste ano de 2017, foi marcado por novas experiências, dentre elas, a integração de duas turmas de 4º e 5º ano de duas escolas do município em nosso Espaço Verde. Essa possibilidade é fruto da nossa parceria com a Secretaria de Educação de Itanhandu, que vem apoiando novos movimentos na prática educativa na cidade. Para que este trabalho fosse possível fez-se necessário um constante aprofundamento nos estudos em inovação na educação, o que nos aproximou de diversas experiências que estão acontecendo pelo mundo afora.

 

Sendo assim, recebemos no dia 01 de dezembro de 2017, professores, diretores e supervisores de diferentes escolas dos municípios de Itanhandu e Itamonte para nosso segundo Ciclo de Estudos em Inovação na Educação.

 

O tema do encontro foi "Metodologia e Currículo" e contamos com a presença do professor Diogo Alvim, biólogo e mestre em Desenvolvimento Rural, que atua na rede estadual de ensino de Minas Gerais e faz parte da equipe de coordenação do Gaia Escola e Escolas em Transição junto ao professor José Pacheco.

 

Através da experiência compartilhada por alguém que está dentro da sala de aula, foi possível tecer muitas reflexões  que  nos mostraram que a mudança é possível e deve estar para além dos muros da escola, contando com muitos atores e locais da sociedade onde está inserida, transformando-os em ricos espaços de ensino e aprendizagem, na perspectiva de auxiliar nossas crianças e jovens em seu desenvolvimento para a VIDA.

 

Sandra Celano, psicoterapeuta transpessoal e coach, autora de livros e artigos sobre transdisciplinaridade e educação e gestão de relacionamentos, anfitriou esse encontro. Através de dinâmicas de integração grupal, levou-nos a refletir sobre o papel de cada pessoa e de todos os setores da sociedade na construção da educação com um processo de transformação comunitária. Nas palavras do nosso querido José Pacheco, "Escolas são pessoas" e é somente através da educação que poderemos caminhar para realização desse mundo novo com o qual sonhamos.

 

O Instituto SuperAÇÃO agradece e comemora junto a todos os parceiros a realização deste importante trabalho de construção de uma rede colaborativa, desejando a todos um Feliz Natal e um 2018 recheado de boas ideias e realizações.