Instituto SuperAÇÃO

1º Encontro do Ciclo de Estudo em Inovação na Educação

Publicado: 05/07/2017


clique para ampliar

Professores, supervisores, diretores e gestores da educação se reuniram no último dia 30 de junho no nosso Espaço Verde, para o primeiro encontro do Ciclo de Estudos em Inovação de 2017. Fruto da parceria do Instituto SuperAÇÃO com as prefeituras de Itanhandu e Itamonte, o Ciclo de Estudos visa promover o encontro de educadores dos dois municípios e também de Passa Quatro para a reflexão conjunta sobre as diretrizes do MEC para a inovação: ambiente, gestão, currículo, metodologia e intersetorialidade. 

Recebemos nesse dia 40 pessoas, representando diferentes escolas (municipais, estaduais e particulares) dos três municípios, para discutir o tema "ambiente". A palestrante convidada foi a pedagoga Ana Elisa Siqueira, diretora da Escola Municipal Desembargador Amorim Lima, em São Paulo, reconhecida pelo MEC como referência para a educação e criatividade no ensino básico. Ana Elisa está à frente da escola há mais de 20 anos e coodernou um grande programa de inovação no ensino, tendo como atores alunos, docentes, pais e a comunidade. Compartilhou conosco o caminho percorrido pela escola, de cerca de 800 alunos, no caminho da inovação. Explicou a metodologia de ensino, as mudanças no ambiente da escola e os dispositivos usados para envolver a comunidade escolar, relatando também os desafios e alegrias encontrados durante o processo.

O Instituto SuperAÇÃO, instituição também selecionada no mapa de criatividade do MEC, relatou suas ações em inovação em parceria com a Escola Municipal Ana Carlos da Silva e com a secretaria Municipal de Educação de Itanhandu. Fruto de uma parceria que já dura mais de 3 anos, as ações ocorrem este ano no Espaço Verde e envolvem os alunos do 5º ano da escola.

A psicóloga Carolina Martins e a arte educadora Fernanda Scarpa, propuseram dinâmicas para vivenciar, por meio da arte, a transformação do ambiente educativo. A participação de todos foi fudamental para o sucesso dos trabalhos. Integração, confiança e alegria, fizeram deste dia um marco para o Instituto SuperAÇÃO, que espera contribuir para a educação dos municípios envolvidos e agradece a participação de todos.